18 maio 2011

CAMAFEU

A palavra 'camafeu', de origem incerta, significa ‘pedra semipreciosa, com duas camadas de cor diferentes, numa das quais se talha uma figura em relevo’. As jóias conhecidas como camafeus possuem imagens de mulheres com nariz arrebitado, usando jóias e penteados, é o “retrato” da mulher idealizada. Um camafeu é, em geral, delicado e rico em pequenos detalhes. Por causa dessa imagem, a palavra passou a ser usada socialmente para designar mulheres finas e graciosas. No romance “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, o jovem Augusto dizia-se incapaz de permanecer apaixonado por uma mesma mulher durante mais de 15 dias. Porém, em uma viagem que faz com seus amigos a Paquetá, Augusto conhece Carolina (a moreninha do título) e se encanta. Depois de algumas reviravoltas, Augusto descobre que Carolina era a menina que conhecera quando ambos eram ainda crianças e a quem tinha entregado um camafeu. O camafeu, que Carolina ainda guardava, é um elemento do romance que reforça a predestinação do casal.

Definição do iDicionário Aulete:

(ca.ma.feu)
sm.

1. Pedra semipreciosa em duas camadas de diferentes cores ou tonalidades, tendo na superior (ger. mais clara) uma figura em relevo

2. Objeto de adorno talhado em pedra fina, que lembra camafeu (1), ou qualquer figura de pequeno tamanho, em relevo (como efígie de sinetes etc.)

3. Pop. Mulher de feições finas: "Graciosíssima. O perfil é assim meio romano: camafeu em cornalina..." (Guimarães Rosa, Sagarana.)

4. Joc. Pessoa muito feia

5. Doce normalmente servido em casamentos

[F.: Do fr. camaïeu.]

0 comentários: