12 junho 2011

Significado de fagueiro

FAGUEIRO

“Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou?/ Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?/ Agora, eu não ando mais fagueiro, / Pois o dinheiro não é fácil de ganhar/ Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro, / Não consigo ter nem pra gastar/ Eu já corri de vento em popa, mas agora com que roupa?”
Muitas pessoas pensam em começar um namoro sério, mas não conseguem achar a pessoa que tanto sonham. Essa pessoa ideal, para a grande maioria, teria que ser atenciosa, inteligente, fagueira e fagueira, dentre outras características. A repetição do adjetivo “fagueira” foi proposital: ele pode designar tanto uma pessoa carinhosa quanto uma pessoa contente, satisfeita com a vida – duas características que sempre são bem-vindas em alguém.

O músico Noel Rosa viveu apenas 27 anos (1910 - 1937), mas retratou como poucos o cotidiano do Rio de Janeiro, principalmente de Vila Isabel. Na canção “Com que roupa?”, que é muito executada até os dias de hoje, ele usa o termo fagueiro no sentido de satisfação, ou melhor, de insatisfação, no caso, com a situação que a letra descreve.

Definição do iDicionário Aulete:

(fa.guei.ro)
a.

1. Que é carinhoso e meigo.

2. Agradável, suave: "Quer amor, que sonhos, que flores/ naquelas tardes fagueiras" (Casimiro de Abreu, 'Meus oito anos', in Primaveras))

3. Fig. Satisfeito, contente: O jogador reapareceu no clube lépido e fagueiro.: "Tu está fagueiro... Dormiu mais do que o catre..." (Guimarães Rosa, 'A volta do marido pródigo', in Sagarana))

[F.: De um port. ant. fago + -eiro, posv.]

0 comentários: