15 junho 2011

significado de amavios

AMAVIOS
“(…) Entretanto, ele chegou de manso e me envolveu/ Em doçura e celestes amavios./ Não queimava, não siderava; sorria./ Mal entendi, tonto que fui, esse sorriso./ Feri-me pelas próprias mãos, não pelo amor/ Que trazias para mim e que teus dedos confirmavam/ Ao se juntarem aos meus, na infantil procura do Outro,/ O Outro que eu me supunha, o Outro que te imaginava,/ Quando - por esperteza do amor - senti que éramos um só.”
(Reconhecimento do amor – Carlos Drummond de Andrade)

O trecho acima, do poema “Reconhecimento do amor”, de Carlos Drummond de Andrade, fala sobre o envolvimento de duas pessoas, passo a passo. “Me envolveu/ Em doçura e celestes amavios”. Amavios são meios de sedução, maneiras usadas para encantar uma outra pessoa. Os amavios podem acontecer de várias maneiras: desde um olhar diferente até uma palavra falada na hora certa.

Definição do iDicionário Aulete:

(a.ma.vi:os)
smpl.

1. Meios de sedução; ENCANTOS; FEITIÇOS: Os amavios de Maria conquistaram Pedro.

2. Filtros, poções para despertar o amor [P.us. no sing.]

[F.: De or. contrv.]

0 comentários: