10 abril 2011

Significado de vitualhas

VITUALHAS

"O mandarim" é uma novela escrita por Eça de Queirós em 1980, logo após "O primo Basílio". O texto, de caráter fantástico e em tom de comédia, difere bastante do restante da obra queirosiana, marcadamente realista. Teodoro, o protagonista, era um funcionário público que morava em uma pensão e sonhava com mais dinheiro, jantares caros e outros luxos. Para realizar esses sonhos, comete um crime: mata um chinês e se apropria de sua fortuna. O trecho a seguir descreve o verdadeiro manjar que passou a ser sua refeição depois que se tornou rico: “Ao começo da noite, um criado, para anunciar o jantar, fazia soar pelos corredores na sua tuba de prata, à moda gótica, uma harmonia solene. Eu erguia-me e ia comer, majestoso e solitário. Uma populaça de lacaios, de librés de seda negra, servia, num silêncio de sombras que resvalam, as vitualhas raras, vinhos do preço de jóias: toda a mesa era um esplendor de flores, luzes, cristais, cintilações de ouro”. Vitualhas é sinônimo de alimentos, víveres, mas também pode designar comidas especiais, acepipes, iguarias.

Definição do iDicionário Aulete:

(vi.tu. a.lhas)
sfpl.

1. Gêneros alimentícios; MANTIMENTOS; PROVISÕES; VÍVERES: "Nem à ida nem à volta [a nau] podia tocar em qualquer porto intermediário, salvo caso de falta de vitualhas, temporais ou desarranjo." (Capistrano de Abreu, Capítulos de história colonial)

2. Comidas especiais e apetitosas; ACEPIPES; IGUARIAS; MANJARES: "Uma populaça de lacaios, de librés de seda negra, servia (...) as vitualhas raras, vinhos do preço de joias: toda a mesa era um esplendor de flores..." (Eça de Queirós, O mandarim)

[F.: Do lat. victualia, ium.]

0 comentários: