09 abril 2011

Ordos - a moderna cidade fantasma do século XXI

Conhecida como “a cidade vazia” o distrito de Ordos foi construído para abrigar mais de um milhão de chineses. No entanto a estrutura permanece vazia.

Antigamente, Ordos era uma cidade pobre do interior da Mongólia mas devido às suas grandes reservas de carvão e gás natural (que são como ouro na China) o governo decidiu investir na região e construir um distrito lá.

Ordos, apesar de ser vazia, tem a segunda maior renda per capita da China – atrás apenas de Shanghai. Mesmo assim, os enormes edifícios construídos pelo governo permanecem, na sua maior parte, completamente desertos.

Acredite ou não, o empreendimento é um sucesso. As pessoas realmente compraram os apartamentos em Ordos e investiram no carvão e no gás natural que vem da região – só que quase ninguém vive nas casas e nos prédios.

Pode ser estranho o fato de ninguém querer morar em Ordos já que, como você pode ver pelas fotos, as casas e os apartamentos são até bonitos. O problema é que a parte planejada de Ordos fica apenas a 25 quilômetros da “velha Ordos” – ou seja, quem já investia em carvão mora lá e não tem motivos para se mudar para uma outra cidade tão próxima.

Até parece um erro de planejamento do governo chinês, mas a velha Ordos tem problemas de abastecimento de água enquanto o novo distrito fica mais próximo a fontes do líquido.

Mas até que o governo arranje meios de convencer as pessoas a realmente se mudarem para a nova Ordos ela irá permanecer uma cidade fantasma dos tempos modernos.

Dados:
  • A cidade foi construída em 2004 numa região chinesa que vem se desenvolvendo nos últimos anos por ter uma das maiores reservas de carvões do país e com isso, resolveram criar um distrito na região.
  • Com um custo de 161 bilhões de dólares, a cidade demorou cinco anos para ser construída e e foi um fracasso pelo alto preço do metro quadrado além do medo da região emperrar no seu desenvolvimento.
  • Em 5 anos, foi construída uma cidade com ruas largas, belos prédios, casas confortáveis, centros comerciais, praças amplas e até um Museu de Arte em formato futurista.
  • A cidade foi feita para 1.000.000 habitantes, mas tem em torno de 30.000 (maioria funcionários públicos). A população é tão pequena que não tem internet banda larga, hospitais e nem escolas funcionando.

Mapa da mongólia Interior (Laranja), com a região de Ordos (Vermelho).


Guarda de Trânsito em Ordos ...Mas que trânsito?

Museu.
Os semáforos continuam funcionando, esperando um tráfego que não chega nunca...

Ruas largas e prédios modernos...para quase ninguém


Um dos reservatórios da cidade. A região desértica sempre teve problemas de abastecimento de água.




Um dos raros pedestres que arriscam-se a visitar o centro comercial quase todo fechado.



Biblioteca.
Monumento na praça central.

Como estou sem tempo para escrever posts, este foi descaradamente copiado daqui: Hype Science
E as legendas retiradas daqui: Rio Blog 
Comentem, pessoal!

0 comentários: