24 fevereiro 2010

O grande espelho

Uma coletânea de fotos e informações a respeito do maior espelho natural do mundo, localizado no planalto boliviano. Para ver mais fotos clique em Leia Mais.

O grande espelho de sal situado na Bolívia




  • Situado no planalto boliviano a Salina de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo que constitue um gigantesco espelho natural. Durante a estação úmida as chuvas deixam uma finíssima camada de água sobre o altiplano, o que provoca um dos espetáculos naturais mais formosos da Terra.
  • A superfície deste deserto se estende por 12.000 quilômetros quadrados, uma área equivalente à província de Guadalajara e contém cerca de 64 bilhões de toneladas de sal. A incidência da luz sobre a superfície molhada provoca a sensação de se estar caminhando no o céu.

  • A capacidade deste deserto para refletir a luz é tão imensa que os satélites artificiais o utilizam para calibrar seus instrumentos de medição. O sal reflete a luz para o espaço e as condiciones da atmosfera oferecem a possibilidade de obter medições cinco vezes mais precisas que as que se realizam sobre o oceano.
  • A imensa superfície plana é o resultado da retirada do grande mar que alagava todo o altiplano há milhões de anos. O mar se evaporou e deixou a descoberto o que hoje são o Lago Titicaca, o Lago Poopó, e as Salinas de Coipasa e de Uyuni.

  • Além disso, este deserto constitui uma das maiores reservas de lítio e conta com importantes quantidades de potássio, boro e magnésio. Mais de 40 empresas mineradoras exploram diariamente os recursos salineiros de Uyuni, segundo informação do Serviço Nacional Técnico de Minas.








0 comentários: