07 junho 2011

Significado de mimetismo

MIMETISMO

Determinados animais são muito parecidos com outras espécies e usam isso para enganar predadores e até mesmo como estratégia para atacar. Diferente da camuflagem, esses animais não ficam parecidos com o ambiente ao redor, mas sim com outro organismo, que buscam imitar em cor, textura, forma e/ou comportamento. Se ele não é uma espécie venenosa, por exemplo, afasta uma possível ameaça justamente pela semelhança com determinada espécie venenosa. O nome que se dá a esse comportamento é mimetismo. A cobra coral é uma das mais temidas por seu potente veneno. Já a chamada “coral falsa” não possui grande poder de ataque, mas se beneficia de sua aparência, similar à verdadeira. O mimetismo é um processo longo da seleção natural.

Definição do iDicionário Aulete:

(mi.me.tis.mo)
sm.

1. Fenômeno pelo qual certos animais, para defender-se dos predadores, tomam a cor e a configuração dos objetos ou de outros seres do meio em que vivem. [Cf.: homocromia.]

2. Fig. Mudança consoante o meio; ADAPTAÇÃO: "...antes se manifestavam contra o mimetismo e a importação acrítica de modelos e modismos estrangeiros..." (, Folha de S.Paulo, 28.10.2001))

[F.: Do fr. mimétisme (< gr. mimesthai 'imitar').]

0 comentários: