12 março 2011

E-mail fraudulento do banco Real Santander

ATENÇÃO, PESSOAL.
Recém recebi um suposto e-mail do banco Santander. Desconfiada, fui pesquisar, e pelo visto esse e-mail começou a ser mandado hoje, 12 de março de 2011. O e-mail contém o CPF e o nome da vítima, por isso é muito fácil de ser enganado.
-------------------------------------------------

Remetende: santanderatendimento@central.com
Mensagem:
Olá, [nome da vítima] portador do CPF: xxx.xxx.xxx-xx

Com a unificação do Banco Real e Banco Santander, a marca "Banco Real" deixará de existir, e por meio desse e-mail estamos solicitando a todos os clientes a realizarem uma atualização cadastral, assim mantendo seu cadastrado atualizado e sem problemas futuros.

Para iniciar a atualização clique em seu nome abaixo:

[nome da vítima]

Atenção: O prazo para atualização é de 5 dias úteis, caso não seja efetuado, seus acessos ao Caixa eletrônico, Internet Banking e Super-linha serão bloqueados e somente poderá ser desbloqueado em sua agência.

Banco Santander (Brasil) S.A.

-------------------------------------------------

Lembrem-se: os bancos nunca enviam NENHUM TIPO de mensagem para seus clientes. 
* O blog do Gabriel Diniz também reportou esse problema. Caso recebam algum tipo de e-mail assim, 'denunciem como spam' e liguem imediatamente para o banco. Nunca clique em nenhum link.
Passem isso para o máximo número de pessoas, porque desta vez a queda vai ser grande.

16 comentários:

vinicius.ugf disse...

Recebi este e-mail e achei muito estranho, por causa da url errada. Estou muito assustado com o fato deles saberem meu cpf e nome completo. Será que algum funcionário está vendendo os nossos dados? se acontecer alguma coisa eu processarei o banco.

Unknown disse...

Ótimo post, Annita.
Vou indicar no meu 'Links da Semana' amanhã...

douglas c. disse...

eu recebi esse email, fiquei pasmo, alguem tem ideia de como conseguiram meu cpf

Anônimo disse...

nossa... como conseguiram pegar o meu cpf??????!! tá certinhoo!!!

Anônimo disse...

A policia federal precisa investigar quem divulgou o CPF com o respectivo nome.

Anônimo disse...

Várias pessoas estão dizendo que o site ReclameAqui é o culpado.

Anônimo disse...

Recebi o email hj e me faço a msm pergunta! COMO CONSEGUIRAM MEU EMAIL, NOME e CPF?
eu fiz um cadastro no reclameaqui! será que é de lah?

Anônimo disse...

O mesmo ocorre comigo e fiz uma demanda no reclame-ja
sera /?

Fernanda Pires disse...

Então recebi tbm esse email !!! mas NUNCA fiz reclamação no tao RECLAMEAQUI !!! Pode ate ser que tenha alguma ligação mas essa não se encaixa no meu caso!!! Vamos denunciar pro email : crime.internet@dpf.gov.br

e ver se tomam alguma Posição sobre isso pq agora ja foi longe DEMAIS!!!

rogerio disse...

recebi hj.. da mesma forma. CPF correto... nunca fiz cadastro neste reclame aqui... sacanagem. Deve ter algo a ver com o banco, pois quem recebeu tem conta nele.

Cris disse...

Não Pois não possuo conta em nenhum desses bancos, mas de qquer forma algum FDP de qquer operadora de cartões e ou financeira ou qquer outra po*** que possa ter acesso a CPF's deve ter ligação com alguma quadrilha que age dessa forma, fiquei de cara quando vi meu cpf correto ali, vou fazer um BO por via das dúvidas e fikar esperto!

Anônimo disse...

tbm recebi esse email e continua a aparecer, é ridiculo porque legalmente sou menor de idade e nunca tive qualquer tipo de contacto com este banco

Anônimo disse...

pegaram nossos dado provavelmente pelo site de inscrição do prouni

Anônimo disse...

domphopola! quando a estes e-mails de banco,nao abram! quanto ao seu nome e cpf,digite seu nome completo na pagina do google e verifique se voce ja os colocou em algum cadastro.prestem a atençao,pois"estamos" sendo vigiados na internet o tempo todo.nada de sair colocando seus dados pessoais por ai!

Anônimo disse...

Cara, existe muitas possibilidades de se conseguir um CPF, não existe como descobrir de onde foi.

Anônimo disse...

Galera, vejam só. Acabei de receber um email informando ser do santander empresarial e solicitando atualização do Token pessoa Juridica. Em primeiro sou pessoa fisica e não possuo token e sim o cartão. Entrei em contato com o santander, fiquei abismado pois a atendente não soube informar se realmente tratava de fraude e para desconsiderar o email, uma vez que não possuo conta como pessoa juridica.
O que fiquei abismado é que no email constava meu nome completo e o número do meu cpf. Cara !!! tenho certeza que se trata de fraude, esses FDP não tem o que fazer não !!!
Só estou repassando para que outras pessoas tenham muito cuidado pois o email é muito convincente possui ate numero de autenticação e dados pessoais.
Falou galera.

vejam abaixo o email completo:

Santander Internet Banking Empresarial
Autenticação 80515931834000


Comunicado Santander Empresarial

Ricardo ****** ******* ( constava meu nome Completo ) Você acaba de receber o seu Comunicado Santander Empresarial:

Documento: 000.000.000.-00 ( Aqui constava meu cpf )

O Santander Pessoa Jurídica informa que seu dispositivo Token encontra-se dessincronizado com o sistema Internet Banking Empresarial. Para sincroniza-lo clique abaixo e siga os passos descritos.

Token é um dispositivo eletrônico de segurança que garante ainda mais proteção às transações financeiras efetuadas pelo Internet Banking Empresarial. Ele impede que programas maliciosos possam capturar as informações digitadas, garantindo que seu acesso seja seguro e confidencial.

Para transações que envolvem movimentação financeira, o uso do Token é obrigatório. Após a digitação da Assinatura Eletrônica, é solicitado que informe a senha apresentada no visor do dispositivo. Esta senha dinâmica é temporária e válida somente para aquela operação, dispensando a necessidade de memorização.

Além de mais segurança para sua empresa, é gratuito e os limites das operações poderão ser personalizados.

Iniciar Atualização

Atenciosamente

Banco Santander (Brasil) S.A.
CNPJ: 90.400.888/0001-42