05 setembro 2008

Pequenos pés orientais

Fotos de uma senhora chinesa cujos pés foram deformados voluntariamente, pelas exigências de sua juventude em ter pés pequenos - na época muito apreciados.

O segredo de ter esses pézinhos

Clique em "leia mais" para ver mais fotos.

Na China, em várias áreas rurais, algumas mulheres idosas têm os pés deformados pela prática de amarrá-los com uma faixa desde criança. Apesar da proibição oficial em 1912, nessas regiões os pais ainda amarraram os pés das filhas por muitos anos, alegando que isso as tornaria bonitas. Uma tradição de séculos na China diz que pés pequenos se parecem com a elegante flor de lótus. "Doía tanto que à noite eu desamarrava escondido. Quando meus pais descobriram, eles me bateram e costuraram a faixa", afirmou Zan, de 97 anos. A mãe amarrava-lhe os pés desde que ela tinha três anos de idade. Os dedos dela sofreram uma fratura e foram empurrados para a sola dos pés. As famílias acreditavam que mulheres com pés grandes não arranjavam marido.

Sapatos bordados em seda

As jovens submetidas a esse tipo de tortura recebiam lindos sapatos bordados em seda, que compunham, com os pés, os adereços mais importantes de uma esposa valiosa e desejada.


1 comentários:

Anônimo disse...

Bizarro.

Sou meio tarado por pés pequenos, mas isso é sacanagem. Esses chineses são loucos. LOUCOS.