18 março 2010

Diferenças entre 'castelo' e 'palácio'

Na França, os castelos recebem o nome de Château e os palácios recebem o nome de palais. As estruturas definidas como palácios ou palais geralmente se localizam nos centro urbanos, como o Conciergerie em Paris  e o Palácio dos Papas em Avinhão. As construções definidas como châteaux se localizam nas zonas rurais como o Château de Chantilly e o Château de Amboise. 
Castelo
(cas.te.lo)

sm.
  1  Residência real ou senhorial, fortificada com altas muralhas e torres, ou protegida por fosso, pontes levadiças, etc.; ALCÁCER. [Dim.: castelejo, castelório.]
  2  P.ext.  Arq.  Construção, ger. de pedra, com esse estilo
  3  Fortaleza em forma de castelo (1); CIDADELA; FORTIFICAÇÃO; PRAÇA-FORTE.: "Não era boa coisa deixar que os portugueses levantassem um castelo nas praias de Comenda, mas pior ainda era tê-lo em solo de rivais ou inimigos." (Alberto da Costa e Silva, A manilha e o libambo.) 
(fonte: Aulete Digital)

Um castelo é um tipo de fortaleza medieval maciça, geralmente erguida próximo das vias de comunicação, o que facilitava o avistamento das tropas inimigas a grande distância. Nos primeiros tempos da Reconquista foram aproveitados alguns castros romanos que foram alargados e fortificados: aí residia uma população escassa, habitando a restande no campo vizinho e só recolhendo ao castelo em caso de ataque. 

 Castelo de Heidelberg. Para ler mais sobre esse castelo, clique aqui.

Outra vista do Castelo de Heidelberg

Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha. Para ler mais, clique aqui

Vista aérea do Castelo de Neuschwanstein. Para ver a foto em tamanho extra grande (ótimo para estudar os detalhes), clique aqui



Cerco a um castelo medieval

Palácio 
 (pa.lá.ci:o)

sm.
  1  Residência (ger. grande, imponente ou luxuosa) de rei, governante ou pessoa de alta hierarqui a
  2  Sede, local principal de reunião e decisão (de governo, de tribunal, de administração) (Palácio Alvorada, Palácio da Justiça)
  3  Edifício imponente

 [ Dim.: palacete]

 [F.: Do lat. palatium -ii]
Palácio eram designações dadas aos edifícios mais ou menos sumptuosos destinados a habitação real. Também recebiam o nome de Palacio as habitações de alguns nobres, bispos e patriarcas.

 Palácio de Mateus, Vila Real, Portugal

Palácio Anchieta, Vitória, Espírito Santo

 Palácio Nacional da Pena, Portugal. Leia mais aqui.

1 comentários:

Dilly ♥ disse...

Muito legal, Princesa.
Até hj eu me perguntava qual a diferença entre castel oe palácio. Pra mim smepre foi uma questão de tamanho - um palácio é um castelo grande ^^
Beeijos ♥
Saudades de vc no mensseger...